Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - Cambuquira

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

Sossego ou Aventura? A Escolha é sua!

Texto e fotografia (exceto as creditadas): Marcelo JB Resende. Reprodução proibida.



O Parque das Águas é a principal atração turística de Cambuquira. Afinal as águas que ali brotam são muito especiais e raras. Entretanto, visando proporcionar mais lazer aos visitantes, novas opções de entretenimento surgem, aproveitando a geografia favorável e o clima agradável.




Um aconchegante espaço para o descanso e relaxamento: assim é o Parque das Águas. Além das cinco fontes de sabores picantes, o parque oferece lago com pedalinhos, jardins bem cuidados, bosque, balneário, sauna e playground. A sexta fonte, chamada Marimbeiro, está a dois quilômetros do centro, na saída para o Rio de Janeiro. É uma das mais famosas e sua água já foi degustada até pelo 2º presidente do Brasil, o Marechal Floriano Peixoto (1895). Anexo ao parque está uma magnífica mata, onde trilhas permitem ao caminhante um contato direto com a fauna e flora nativas.


Outros passeios merecem destaque. O Vale do Sol é um deles. Trata-se de um mirante na beira da estrada de terra que leva ao povoado de Congonhal. Uma curiosa árvore de tronco retorcido determina o ponto de onde se tem uma esplêndida visão do pôr do sol. O local é muito visitado por jovens. A mesma estrada dá acesso à cachoeira do Congonhal, uma sequência de pequenas quedas e poços naturais.



Parque das Águas.

Na cidade o melhor mirante fica no Alto de Santa Quitéria, onde se localiza o Cruzeiro. A panorâmica de 360º privilegia o centro de Cambuquira, emoldurado pelas montanhas e matas ciliares. Fechando as sugestões de passeios vem a Reserva Biológica de Santa Clara, criada em 1976. Embora ainda não ofereça boas condições para visitação, a reserva promete ser um ponto de atração turística, uma vez que permite a perfeita observação da vegetação nativa do sul de Minas. Sua preservação é essencial para a vitalidade dos mananciais de água que abastecem Cambuquira.


Aos amantes da aventura e da adrenalina a Serra do Piripau é a melhor alternativa. Com 1370 metros de altitude, ponto mais elevado de toda a região, Piripau é sinônimo de liberdade. O regime dos ventos é perfeito para a prática de várias modalidades de vôo: asa-delta, paraglider... Em época de campeonato a serra se enche de vida, cores e sotaques. Do mirante podem ser vistas as cidades vizinhas de São Thomé das Letras e Três Corações.

 

Ah, os passeios de charrete no centro da cidade não podem ficar de fora! Esqueça o carro, relaxe e se entregue - durante uma hora e meia - aos prazeres simples da vida. Combine antecipadamente o itinerário e o preço. As charretes ficam em frente ao Parque das águas.



Cachoeira do Congonhal.


Alto de Santa Quitéria, onde fica o Cruzeiro.


Pico do Piripau (1370 metros de altitude).


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados