Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - Marmelópolis

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

Paisagens magníficas!

Texto e fotos: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.



As atrações de Marmelópolis estão bem distribuídas e a natureza foi generosa com cada porção do município. As alternativas se estendem de caminhadas de altitude, com panorâmicas fantásticas de 360º, até os mais recônditos vales com suas caprichosas cachoeiras.




Não há como falar de Marmelópolis sem começar por suas imponentes montanhas, cuja presença é constante para onde quer que se olhe. Uma ótima sugestão de passeio, para quem tem fôlego e disposição, é conhecer os picos mais importantes. O do Marinzinho, apesar do nome carinhoso em diminutivo, é o mais alto da região, com 2432 m. A subida vale cada metro conquistado e passa pela curiosa Pedra Montada. Como o próprio nome diz, trata-se de uma pedra montada sobre outra, sob circunstâncias que levam a imaginação do visitante mais alto do que o próprio Marinzinho.


Outro passeio oferecido é a travessia entre os picos dos Marins (Piquete - SP) e Itaguaré (Passa Quatro - MG), com extensão de 35 quilômetros e percorrida em três dias de caminhada (nível pesado). Os visitantes ficam maravilhados com a sensação de andar sobre as nuvens, de ver o nascer e o pôr do sol numa região de rara beleza, com desníveis que ultrapassam mil metros. Apesar dos dois picos pertecerem a outras cidades, o principal acesso (início da trilha) se dá no Morro do Careca, em Marmelópolis.



Cachoeira dos Padres (ou Sete Quedas).

Descendo as montanhas, o caminho das águas é um espetáculo à parte, com várias cachoeiras e corredeiras que despencam e tornam Marmelópolis um potencial destino dos praticantes de rafting (leve), canyoning, bóia cross e caiaque. Os ribeirões Sertão, Sapê, Saiqui e da Cata nascem no município. Todos correm para o rio Lourenço Velho que, assim como o rio dos Padres, nasce fora de Marmelópolis. Há desde cachoeiras perfeitas para o banho - com várias piscinas naturais, fácil acesso e boa infraestruturao - até aquelas mais escondidas e selvagens.


Merecem destaque a cachoeira Santa Bárbara (com sua grande rampa natural), a magnífica cachoeira dos Padres ou Sete Quedas, a Cubatão, a do Funil (ou Mingú), a São Domingos, do Jacú... O trajeto para muitas delas não é sinalizado e algumas estão em áreas particulares. Sendo assim a presença de um guia local é fundamental.

 

Além das belezas naturais, não deixe de fazer um passeio pela cultura e hospitalidade da região. O universo rural de Marmelópolis impressiona pela simplicidade das coisas boas. Aprecie os doces, a truta pescada e preparada na hora, o mel e a vida sem pressa.



Pico do Marinzinho, ponto culminante de Marmelópolis.


A zona rural concentra praticamente todas as atrações turísticas.


O imponente Pico dos Marins.


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados