Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - Itamonte

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

Itamonte, um paraíso no encontro das três fronteiras

Texto e Fotos: Marcelo JB Resende. Reprodução proibida.



"O pessoal do Rio e São Paulo vem aqui e fica doido. é um sossego de tranquilidade", diz Paulinho, o motorista que nos guiou pelos caminhos de Itamonte, sul de Minas. Pleonasmos À parte, ele tem razão. A cidade é um primor em belezas naturais, um rincão ainda pouco conhecido na fronteira dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.




Pela estrada o visitante tem um idéia do que virá pela frente. De repente a paisagem muda, o trajeto fica mais sinuoso e as curvas fechadas. Os carros passam desapressadamente... A culpa é da natureza: a preocupação aqui, além de chegar, é se deliciar com o passeio. Nos poucos acostamentos dá para tirar até belas fotos da estrada (quem diria, de uma estrada!) e encontrar uma charmosa cascata, andando apenas uns 30 metros. Em Itamonte o visitante tem o prazer de descobrir.



Picu, símbolo da cidade.

Escondida num vale da Serra da Mantiqueira, Itamonte guarda preciosidades para aqueles que curtem a natureza, seja para a prática de esportes ou para um merecido descanso. Os principais rios, Capivari e Aiuruoca, junto com outros coadjuvantes não menos belos, descem as montanhas em corredeiras e cachoeiras cinematográficas. Todas convidam a um refrescante banho nas abundantes e cristalinas águas da região.


Poucos lugares tão perto do eixo Rio - São Paulo - Belo Horizonte podem reservar tantas surpresas não exploradas quanto Itamonte. Os visitantes que estão chegando confirmam a vocação turística da cidade, qualificada pela Embratur como Município com Potencial Turístico. Itamonte faz parte do Circuito "Terras Altas da Mantiqueira", que reúne mais oito municípios da região (Itanhandu, Alagoa, Passa Quatro, São Sebastião do Rio Verde, Virgínia, Pouso Alto, Marmelópolis e Delfim Moreira). Alguns privilegiados já descobriram suas paisagens e encontraram aquilo que o Paulinho definiu muito bem: "Itamonte é um sossego de tranqüilidade".



Itamonte, paraíso de montanhas.


A beleza das montanhas.


Parque Nacional de Itatiaia.


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados