Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - São Thomé das Letras

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

Onde mito e realidade se confundem

Texto e fotografia: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.



Uma cidadezinha no alto de uma montanha "nevada", no sul do Estado de Minas Gerais, guarda muitos segredos. São Thomé é pródiga em histórias e belezas naturais que despertam a atenção das mais diferentes pessoas, de místicos a céticos, de ufólogos a trekkings.




Seus mais antigos moradores parecem não entender o que atrai tantos visitantes e seguem suas vidas despretensiosamente, tentando ser indiferentes ao frenesi dos turistas que chegam de todas as partes, principalmente nos finais de semana e feriados prolongados.



Matriz de São Thomé.

Visitantes mais insólitos também têm presença garantida dentro deste mosaico que forma a mística São Thomé. Várias aparições de OVNIs e/ou contatos telepáticos, inclusive com intraterrenos, foram experimentados por estudiosos e esotéricos, que buscam na paisagem montanhosa o cenário perfeito para essas manifestações. Para Oriental Luiz Noronha, que estuda o misticismo da região e mora em São Thomé, o pico das aparições se deu em 1982 e 1986. Ele mesmo relata um em livro o contato com extraterrestres, além de ter documentado algumas aparições em fotos e vídeo.


Muitos grupos esotéricos têm sede em São Thomé das Letras, compartilhando a crença de que a cidade tem uma energia especial e será testemunha de grandes transformações na virada do novo milênio: o advento da era de aquário. De acordo com Ana Branco, da Sociedade Brasileira de Eubiose, por volta de 2005 haverá a manifestação Avatárica. Avatares são seres que trazem ensinamentos importantes, como foi o caso de Buda, Cristo, Maomé, Krishna etc. "São Thomé é um dos sete chacras (pontos de entrada e saída de energia) do planeta, que atualmente estão vibrando em 8 cidades do sul de Minas". Além da Eubiose, existem também outros grupos de estudiosos na região: Fundação Harmonia, Movimento Gnóstico etc.

 

Há quem diga que é preciso separar o que pode ser verdade daquilo que é pura mentira, imaginação. Esta afirmação parece até lógica a quem nunca visitou a cidade. Aos que voltam ou resolvem ficar nesta pacata cidade resta a pergunta: será que isto é realmente possível em São Thomé das Letras?



Igreja N. Sra. do Rosário (séc. XVIII).


São Thomé tem um incrível pôr do sol.


As "letras" de São Thomé.


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados