Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - Tiradentes

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

A Pequena Jóia Colonial das Montanhas de Minas

Texto e fotografia: Marcelo JB Resende



Tiradentes é uma cidade com altos e baixos. Não apenas por seu relevo acidentado, mas também por sua história. Encravada no sopé da Serra de São José, ela viveu momentos de glória e esquecimento, devido ao auge e esgotamento de suas minas.




O poder do ouro deu à velha Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos de Minas Gerais, uma verdadeira preciosidade setecentista. Este acervo permaneceu escondido durante muito tempo – talvez por isso permaneceu preservado – e foi e está sendo redescoberto por visitantes do mundo inteiro.

 

Passado o fervor das extrações de ouro a cidade passou por um longo processo de decadência. Sua população declinou e pouco se construiu. No final do século XIX o mato crescia e quase ninguém era visto por suas ruas. Esse cenário em nada lembrava a antiga Vila de São José Del’Rei, fervoroso palco do frenesi, intrigas e murmúrios gerados pelo metal amarelo.



Matriz de Santo Antônio.

Quando se anda pelas estreitas ruas de Tiradentes parece ser possível ouvir as frases libertárias dos Inconfidentes, que ali se reuniram secretamente diversas vezes. Ainda é possível encontrar na cidade a entrada de vários túneis, hoje interditados, que denunciam que algo de muito secreto acontecia naqueles tempos. Estes indícios excitam a imaginação e dão um ar de mistério a esta inesquecível jóia colonial.


A situação começou a mudar no início do século XX, no momento em que alguns intelectuais redescobriram a cidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938, Tiradentes renasceu e hoje é invadida pelas mais diferentes pessoas. Os turistas chegam em busca de liberdade e uma volta ao passado. Conhecer Tiradentes é respirar história, é esquecer as frivolidades modernas (deixar o carro no estacionamento é um bom começo) e se deliciar com o jeito simples e ao mesmo tempo muito sofisticado desta cidade mineira.

 

Tiradentes tem no turismo um futuro promissor. Vários eventos importantes encontram nela a locação perfeita, como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura, quando as ruas se enchem de visitantes.



Rua Padre Toledo.


Altar da Igreja do Rosário.


Rua da Câmara.


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados