Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - São Thomé das Letras

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

Mística e Imaginação

Texto e fotografia: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.



Não faltam referências sugestivas à magia que ronda a cidade. Nomes de lojas, pousadas, restaurantes, cachoeiras e grutas remetem a uma outra realidade. Shangri-lá, como o nome sugere, é uma aprazível e bucólica corredeira, com a respectiva cachoeira, localizada a 17 Km. Com suas águas avermelhadas e cristalinas, o lugar é considerado energético pelos místicos, endossado pelas inscrições rupestres e pela sua paz ali reinantes.




Merece destaque também a gruta do Carimbado, cercada de muitas histórias fantásticas. A lenda mais conhecida diz que ela seria uma ligação entre São Thomé e a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, distante centenas de quilômetros. Contribui para sustentar esta crença o fato de nunca ninguém ter alcançado seu fim. O trajeto é muito estreito e em alguns pontos é inevitável não se sujar nas paredes argilosas, daí o nome, Carimbado. Nos salões da gruta da Bruxa foi filmada a mini-série "Filhos do Sol", da Rede Manchete. Já no povoado de Sobradinho está a gruta do mesmo nome, com 200m de extensão e pequenas piscinas naturais.


O magnetismo da região também está concentrado na Pirâmide, um fabuloso mirante ao lado do Cruzeiro, na parte mais alta da cidade (1430m). A casa, com seu teto geométrico em concreto, aproveita o relevo natural do terreno, tem escadas e salões formados em quartzito. De lá tem-se uma panorâmica de 360 graus, ponto privilegiado para apreciar um inesquecível pôr do sol ou quem sabe até um disco voador.



Cachoeira Véu da Noiva.

Noites de lua cheia merecem uma visita à Pedra da Bruxa que, dependendo da incidência da luz, forma a silhueta desta personagem. Outro passeio interessante leva à Ladeira do Amendoim. Se deixados em ponto morto os carros incrivelmente sobem sozinhos a suave inclinação, o que parece contrariar a lei da gravidade. A física explica como ilusão de ótica. O carro que parece subir na verdade está descendo. Devido à configuração do terreno temos esta falsa impressão. Já os místicos falam em energias e magnetismo. A polêmica está lançada: conheça a ladeira e tire suas próprias conclusões!




Ladeira do Amendoim.


Zona Rural de São Thomé das Letras.


Pedra da Bruxa.


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados