Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - São João Del Rei

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

Onde até os sinos falam...

Texto e Foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.



O repicar dos sinos de São João Del'Rei não é apenas um chamamento da fé. Mais que isso: é uma intimação da história. Ouvir o som agudo e melódico, partindo das igrejas e ecoando em casario centenários, nos remete a tempos passados, tempos de ouro, aventura, fé, tradição e traição. A cidade engana o visitante. Se por vezes parece que parou no tempo e foi abandonada, noutras fervilha com vigor juvenil. É destino obrigatório em qualquer viagem por Minas Gerais.




Caminhar num domingo, fora de feriado, pelas ruas de São João Del'Rei, é uma viagem encantadora. É como se toda a balbúrdia da vida moderna ficasse para trás, dando lugar a um tempo sem pressa, preguiçoso e menos populoso. Com direito a surpresas prazerosas, como ouvir de longe um chorinho num boteco da esquina, ou sentar-se, neste mesmo botequim, para tomar um café e filosofar, tendo como confidente a magnífica igreja de Nossa Senhora do Carmo. Em São João Del"Rei o cenário ajuda, e muito.



Igreja N.Sra. do Carmo.

Praticamente todo o centro histórico pode ser conhecido a pé, portanto esqueça o carro. Na caminhada quase sempre plana a orientação é explorar os cantos, se esmiuçar nas vielas e se deparar com obras portentosas como a igreja de São Francisco de Assis, um dos ícones do Barroco Mineiro. Ou se encantar com a pequenina, simpática e charmosa capela de Santo Antônio, na rua mais antiga do outrora Arraial Novo do Rio das Mortes.


 Duas belas e pesadas pontes, por si só atrações turísticas, são o elo para descobertas nos dois lados do córrego do Lenheiro. O circuito pode começar na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na margem esquerda, seguindo pela rua Getúlio Vargas (Matriz do Pilar, Museu de Arte Sacra, Solar dos Lustosa, Solar dos Neves, igreja do Rosário, rua e capela Santo Antônio, Museu Regional etc.). E terminar na margem direita, passando pelo Memorial Tancredo Neves, a arborizada rua Padre José Maria Xavier (com seus casarões), a igreja São Francisco de Assis, o Chafariz da Legalidade, o monumento aos Pracinhas, a estação ferroviária etc.).

 

São João Del'Rei é um patrimônio que respira mineiridade. A riqueza de suas festas tradicionais atraem turistas do Brasil inteiro, misturando cores, sons, luzes e perfumes. São detalhes encantadores e curiosos, como a arte de repicar os sinos, verdadeiros "veículos de comunicação setecentistas" que transcederam séculos e sobrevivem até os dias atuais. Pelo repique é possível, aos ouvidos mais "acostumados", saber o local da missa, o horário, se haverá procissão, se haverá cortejo fúnebre (e se é falecido ou falecida). Aqui os sinos falam... Assim como falam também as paredes,  as vielas tortuosas e espremidas, os telhados, a Maria Fumaça...



Rua Marechal Deodoro.


Sino igreja N.Sra. do Carmo.


Passeio de Maria Fumaça


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados