Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - Itamonte

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

No sossego da montanhas...

Texto e Fotos: Marcelo JB Resende. Reprodução proibida.



A cidade, com pouco mais de 10 mil habitantes, é tipicamente mineira e o maior movimento fica por conta da BR354, que praticamente a divide em duas partes. Todavia, bom mesmo é poder descobrir as maravilhas de suas belas paisagens, a hospitalidade de seu povo e o sossego do seu dia-a-dia.




Este potencial começa a ser explorado, fato perceptível nas pousadas que existem e nas que estão surgindo na região. A partir delas podemos desfrutar de variadas opções de lazer. A melhor maneira de conhecer os arredores e a zona rural de Itamonte inclui dois circuitos principais. O primeiro pode ser feito tranquilamente em um dia, passando pelas localidades de Colina e Fazenda Velha. Mais do que o cenário, este trajeto revela como é a vida das pessoas do campo. Não perca a oportunidade de prosear e quem sabe saborear o mel e os deliciosos doces produzidos artesanalmente. Carros de passeio, desde que não sejam muito baixos, podem passar com cuidado, mas o ideal mesmo é que sejam apropriados para estradas de terra.


Usina dos Bragas, Berta, Fragária, Campo Redondo e Vargem Grande fazem parte do segundo circuito e também podem ser percorridos em um dia. Entretanto o ideal é reservar mais tempo, se estabelecer em uma das pousadas confortáveis (em Berta e Vargem Grande, por exemplo). Algumas alugam chalés, oferecem estacionamento na cidade e transporte, visto que em determinados trechos é praticamente impossível passar com carros comuns. Feita a escolha basta então relaxar e percorrer os caminhos das montanhas em busca de rios, cachoeiras, mirantes e lugarejos bucólicos.

 

Campo Redondo é desses lugares. Repousado em uma baixada circular (daí o nome), o povoado tem uma história curiosa. Lá quase todo mundo tem o sobrenome Fonseca e muitos possuem olhos claros (verdes ou azuis). Mário Fonseca, dono da Fazenda Engenho da Serra, conta que tudo começou com um português, que para lá se mudou com uma escrava negra. Deles descendem todos os Fonsecas e o curioso é que nenhum possui as características desta miscigenação. Desde então a família permaneceu quase que fechada, tornando-se comum a união entre primos. Com o tempo começaram a surgir doenças e alguns problemas genéticos. "Veio um médico e aconselhou o pessoal a casar com gente de outros lugares", diz. Além de uma boa história, Campo Redondo compõe uma paisagem de filme, com suas casas coloridas e cercada por colinas e bosques de um verde impressionante com suas araucárias. Parece desenhada À mão... Como se não bastasse a poucos quilômetros está um verdadeiro cartão postal: a cachoeira da Fragária.



Cachoeira da Fragária.

De Campo Redondo, seguindo por entre as montanhas e margeando o Aiuruoca, chega-se À região de Serra Negra ou então até Vargem Grande, onde o clima lembra os Alpes e pôr do sol é inesquecível. Nesse ponto, a mais ou menos 2000m, podemos nos dar conta de quão isolados parecemos estar do mundo. é o recanto ideal daqueles que querem esquecer de tudo.


Para quem já chegou até aqui e tiver disposição, vale a pena esticar o passeio e entrar nos limites do Parque Nacional do Itatiaia, ainda no município de Itamonte. De lá duas opções se apresentam: subir até o Pico das Agulhas Negras - com uma caminhada íngreme - ou então descer, passando pela Casa de Pedra e finalmente atingindo a Garganta do Registro. Mais alguns quilômetros pelo asfalto e lá está Itamonte. Se tiver tempo não deixe de conhecer neste trecho a Cachoeira Casa Alpina (à esquerda) e a região de Engenho da Serra (descendo mais um pouco à direita).

Depois do Engenho da Serra, descendo mais pela BR354, chega-se à Capelinha (entrada À direita), onde se tem acesso ao primeiro circuito sugerido, passando pelas localidades de Fazenda Velha e Colina. Completa-se, desta maneira, os dois passeios.



Trilha na região do Engenho da Serra.


Região do Engenho da Serra.


Zona rural.


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados