Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - Itamonte

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

Ah, as cachoeiras!

Texto e Fotos: Marcelo JB Resende. Reprodução proibida.



As cachoeiras dão um espetáculo À parte. é uma mais bonita que a outra. Vale destacar a da Fragária, a da Conquista (de acesso mais difícil), a da Usina (junto À represa) e a da Casa Alpina. Itamonte se distingue ainda por possuir a nascente mais alta do Brasil: a do rio Aiuruoca.




Itamonte é o que se poderia dizer "Paraíso", inclusive das águas. Estar aqui é ser desbravador; é se encantar com o estado selvagem de sua natureza. Qual foi nossa surpresa quando, ao fazer uma curva no caminho para Campo Redondo, nos deparamos com a impressionante cachoeira da Fragária. Vale a pena conferir de perto esta preciosidade. Despencando de uma enorme pedra, as águas deslizam por um majestoso cânion. De encher os olhos.



Cachoeiras Casa Alpina e Fragária (da esquerda para a direita).

Para os menos aventureiros não faltam opções. A cachoeira Casa Alpina fica atrás do hotel de mesmo nome. Ideal para banhos e para os que não dispensam o conforto. As crianças, e também os adultos, vão adorar a cachoeira do Escorrega. Um escorregador natural proporciona uma tarde de bastante divertimento. Antes da Escorrega fica a cachoeira da Usina dos Braga, com a represa e as instalações e casa de máquinas da antiga usina, que não funciona mais.


Quem não dispensa um pouco de adrenalina e aventura tem nas corredeiras do rio Aiuruoca uma atração imperdível. No vale da Fragária o trajeto é ideal para a prática de canoagem, bóia-cross ou mesmo um delicioso banho. O nome da última cachoeira que vamos sugerir já diz tudo: Conquista. Percorrendo Às vezes pelo meio do rio, com água até o pescoço, chegar até a queda garante um pouco de privacidade, uma vez que poucos se animam ao percurso de meia hora. Prepare-se para molhar a roupa!

 

Seja qual for sua escolha não se preocupe: são todas lindas. Se tiver tempo e disposição visite uma a uma.



Região do Engenho da Serra.


Cachoeira do Escorrega (à direita).


Região do Engenho da Serra.


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados