Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - Juiz de Fora

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

A cultura e a noite...

Texto e fotografia (exceto as creditadas): Marcelo JB Resende. Reprodução proibida.



Em JF não faltam opções de lazer e entretenimento. Museus, cinemas, teatros, restaurantes e passeios, os mais diferentes. A noite é bem agitada. Tudo convida ao deleite, a saborear o que a vida tem de bom.




O museu Mariano Procópio, o primeiro de Minas, é o segundo em acervo do Império, concorrendo em importância com o da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Tem um conjunto diversificado, com 45 mil peças de grande valor histórico, artístico e científico. Seu fundador foi Alfredo Ferreira Lage, filho de Mariano Procópio.

 

Construído em 1929, o Cine Theatro Central é hoje o mais importante teatro mineiro. Depois de passar muitos anos no mais completo abandono, o prédio passou por um minucioso processo de restauração, que devolveu o esplendor das pinturas de Angelo Biggi e do cenário. Com capacidade para 2300 espectadores, o Central enche de orgulho os juizforanos, que têm nele o local ideal para a apresentação de grandes nomes da cultura brasileira e internacional. Sua reinauguração foi em 1996 e acarretou no seu tombamento pelo Patrimônio Histórico Nacional.



Museu Mariano Procópio, o segundo em acervo do Império brasileiro.

O circuito gastronômico também merece destaque dentro do leque de opções oferecido em Juiz de Fora. Há importantes e requintados restaurantes na cidade, especializados na culinária mineira, nacional e internacional (italiana, chinesa, japonesa, francesa, portuguesa etc.). Quem prefere apenas beliscar um petisco ou beber tem à disposição inúmeros barzinhos espalhados por toda a cidade, pontos de encontro de gente bonita. Depois vale a pena dar uma esticada na noite e cair na dança.


Juiz de Fora tem muitos jovens, que saem de suas cidades para estudar na Universidade Federal e nas faculdades particulares. Nos fins de semana eles invadem e garantem o agito e o colorido das noites. A decoração dos bares também ajuda, uma vez que a concorrência é grande. Seja como for todos são bem frequentados: o que não falta são pessoas interessantes.

 

Estas e muitas outras qualidades fazem de Juiz de Fora destino certo para o trabalho ou para o lazer. Não é a toa que grandes empresas escolheram a cidade como palco para importantes empreendimentos, como a instalação da fábrica da Mercedes-Benz no Brasil e do Call-Center da Embratel. Monotonia é uma palavra que não tem espaço no dicionário desta hospitaleira cidade mineira, que pulsa sempre no frenesi de seus caminhos.



Marco do Centenário, com painel de Di Cavalcanti.


Painel As Quatro Estações, de Portinari.


Fórum da Cultura


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados