Idas Brasil - Turismo Minas Gerais

Matéria - Caxambu

Você não está num dispositivo móvel. Acessar VERSÃO CLÁSSICA.

A ordem é relaxar...

Texto e fotografia (exceto as creditadas): Marcelo JB de Resende



Cartão de visitas

Atrativo máximo de Caxambu é o Parque das águas "Dr. Lisandro Carneiro Guimarães", tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). São 210 mil m2 de área totalmente estruturada para o bem-estar do turista. Estar no parque é uma celebração aos prazeres que a água, e todo o conjunto da natureza, podem proporcionar.




A natureza encanta nos belos jardins, bosques e alamedas que compõem um lindo cenário. O homem soube retribuir, erguendo belos conjuntos arquitetônicos de estilo neoclássico. Bastante admirada também é a obra do português Francisco da Silva Reis, o popular "Chico Cascateiro". Os quiosques, as graciosas pontes e as cascatas artificiais que construiu, no início do século XX, marcaram uma época.


Os dois ingredientes, natural e humano, fazem do parque um lugar muito especial, que agrada a pessoas de todas as idades. Opções não faltam: pista para cooper; parquinhos com brinquedos educativos; passeio de pedalinhos num lago de 51 mil m2; piscinas com água mineral e toboáguas; quadras de tênis, vôlei e bocha; rink de patinação e o imperdível teleférico, que leva ao cume do morro Caxambu.



Ala masculina do Centro Hidroterápico.

O bem-estar tem sua apoteose no Balneário (ou Centro) Hidroterápico, suntuoso prédio e verdadeiro cartão-postal da cidade. Construído no início do século XX, tem um imenso portal em vitral francês, confeccionado em 1912. O interior não deixa a desejar: o hall de entrada é recoberto com azulejos e pisos portugueses e ingleses, formando mosaicos. 


Oferece em suas instalações variados banhos (perolado, espumante perolado, espumante simples, turco, sulfuroso com pérola de ar e sulfuroso simples), que atendem às mais diferentes terapias e aplicações. Duchas (circular e escocesa), saunas e sessões de massagem completam a tradução mais precisa da palavra "relaxamento".

 

Para informações adicionais - e fotos maiores - sobre o Parque das águas consulte a "lista de atrações". Lá você vai encontrar as características das fontes, as aplicações dos banhos, entre outras curiosidades.

"Diariamente jorram 156.984 litros de água das fontes de Caxambu"



Fonte Ernestina Guedes, com água mineral alcalino-bicarbonatada e alcalino-terrosa, com alto teor radioativo.


Centro Hidroterápico.


Teléferico com Parque das Águas ao fundo.


       Indicar este site




Topo

Compartilhe


© 2015 - Idas Brasil Ltda.
Todos os Direitos Reservados